LIFE CARDIO

Cardiopatas e Hipertensos

O Programa Life Cardio tem como objetivo direcionar a atividade física para clientes que   desenvolveram doença cardíaca ou que estão com hipertensão.  Sabemos que os fatores de riscos elevados ou com diabetes as alterações na morfologia do coração no treinamento resistido (TR) são fisiológicas. A espessura das paredes do coração aumenta moderadamente, com ou sem aumento também discreto das câmaras. No treinamento aeróbio a hipertrofia do ventrículo esquerdo é maior, e no TR ocorre aumentos dos dois ventrículos. A histologia do miocárdio é normal, portanto não patológica. As funções do miocárdio também são normais na hipertrofia por TR. Aspecto com grande aplicação prática é que o aumento da força muscular devido ao TR diminui o estresse cardiocirculatório (FC e PAS) nos esforços físicos. O TR diminui a pressão arterial de repouso tanto em normotensos quanto em hipertensos. Os aumentos de VO2 máximo são discretos, e os aumentos de FC e a PAS nas atividades aeróbias são menores. O TR de intensidade moderada produz um duplo produto (FC x PAS) menor do que o do exercício aeróbio máximo em esteira. Pacientes selecionados com insuficiência cardíaca e doença coronariana tem respondido ao TR com aumentos de força muscular, sem nenhum efeito cardíaco desfavorável e sem nenhuma complicação.

 

Pressão arterial:

O TR parece reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica de repouso em cerca de 3 mmHg, o que se associa com a redução de 5 a 9% na morbidade cardíaca, redução de 8 a 14% na ocorrência de acidente vascular encefálico, e redução de 4% na mortalidade por todas as causas. A redução da pressão arterial de repouso com o TR é mais importante nas pessoas hipertensas. Não há diferenças entre o TR convencional e o treinamento em circuito.

 

Insuficiência cardíaca:

As intensidades de TR utilizadas induzem alterações hemodinâmicas comparáveis às obtidas em testes ergométricos, e não ocorrem efeitos remodeladores adversos no miocárdio. As evidências atuais sugerem que o TR seja seguro para pessoas com insuficiência cardíaca.

 

OBJETIVO: Criar condições para uma recuperação segura e duradoura de clientes que buscam se recuperar de uma patologia e melhorar sua qualidade de vida.

 

METODOLOGIA: Serão criados sistemas de acompanhamento e treinamentos específicos para cada situação, ou seja, todo quadro patológico individual virá com recomendações médicas específicas, cabendo ao profissional de educação física direcioná-las para as atividades específicas, mediante avaliações periódicas e acompanhamento diário observando as evoluções proporcionadas pelo exercício físico.

 

MATERIAIS DISPONÍVEIS: Desfibrilador, esfignomanômetro e oxímetro de dedo.

 

SERVIÇOS: Avaliação física, avaliação nutricional (2 consultas e 2 retornos por semestre) acompanhamento assistido de um professor formado em educação física para cada dois clientes, treinos individualizado e supervisão do treino.

 

ENCAMINHAMENTO: Entrevista (anamnese), atestado de aptidão física, recomendações médicas por escrito, exames bioquímicos antes e pós, a cada 3-6 meses e  eletrocardiograma  de esforço e ecodoppler antes e pós 6 meses a um ano (01)   para acompanhamento das adaptações crônicas do tr..